INSTITUCIONAL

No início foram apenas oito irmãos vindos de outros grupos evangélicos da capital, que se interessaram radicalmente pela prática do batismo por imersão (mergulho). Assim, veio do Recife o Pr.  João Borges da Rocha, da 1ª Igreja Batista do Recife, especialmente para ouvir o grupo, pois não havia nenhuma Igreja Batista na capital paraibana até então.

Na memorável noite de 19 de janeiro de 1914, na presença também do missionário Donaldo Lee Hamilton, reuniram-se numa casa na Rua da Independência, em Jaguaribe, hoje, Rua Capitão José Pessoa, onde foi realizado um culto, e após a cerimônia realizou-se uma assembleia para ouvir a profissão de fé de vários irmãos que vieram de outros grupos evangélicos. Em seguida, todos foram em seguida para o Rio Jaguaribe e, às 21:00h, foram batizados publicamente, por imersão. Na ocasião, nascia então a Primeira Igreja Batista da Parahyba.

Após 93 anos daquela histórica e memorável noite, o grupo dos primeiros oito irmãos foi crescendo com a bênção e a graça do Senhor, transformando a Primeira Igreja Batista de João Pessoa em uma das mais expressivas Igrejas Batistas de todo o Brasil, sendo conhecida, inclusive, no exterior. Milhares de pessoas foram salvas pelo evangelho de Jesus Cristo, dezenas de pastores foram por ela ordenados, e sua influência no Reino de Deus ultrapassou (e muito) as margens do Rio Jaguaribe.

Muitos pastores ilustres passaram por nossa igreja e nela deixaram as marcas de Cristo. Pr. Firmino Silva, que edificou o templo atual; Pr. Isaías Vieira, a projetou como influência na educação paraibana; o Pr. Tomáz Munguba, em cujo pastorado a igreja experimentou um grande crescimento e um novo perfil espiritual.

Hoje, sem nenhuma dúvida, podemos afirmar que a mão do Senhor nos conduziu até aqui e esperamos que Ele continue a nos abençoar, pois esta é a nossa vocação: proclamar a glória do Senhor, as verdades do Evangelho e os valores do Reino.

Que Deus nos mantenha fiel à vocação daqueles primeiros oito irmãos; amar a Deus, submissão à Palavra de Deus, proclamar o evangelho de Cristo. Isso é o que nos diferencia. Um lugar de esperança e vida!